Quando o assunto é consultoria e assessoria, é comum que muitos se confundam a respeito do papel de um consultor com o de um assessor. Nesse sentido, assessoria e consultoria podem ser entendidos como, serviços que fornecem soluções às empresas para certificar um bom desempenho, no entanto, apresentam importantes diferenças.
Por esse motivo, muitas vezes, ocorrem contratações equivocadas desses profissionais, ao passo que, não há uma boa compreensão de cada área e suas disparidades. Tal fato, ocasiona a realização de um serviço inapropriado para empresa e suas especificidades, o que pode levar à um impacto negativo no rendimento do negócio.
A seguir, iremos apresentar as principais diferenças entre os serviços de consultoria e assessoria, e os benefícios que cada serviço proporciona para que você possa fazer uma contratação adequada para o seu negócio.
Consultoria, pode ser classificada como um serviço que auxilia uma empresa em suas atividades. Um consultor analisa, de forma precisa, a dinâmica da empresa e todos os trabalhos que são realizados, desempenhando o reconhecimento possíveis gaps no negócio do cliente.
Com um diagnóstico feito, o profissional desenvolve soluções através de pesquisas, palestras, treinamentos e outras análises para que a empresa melhore o seu desempenho no mercado. A aplicação dessas soluções é realizada pelo contratante, sendo assim, a parte de execução do processo não cabe mais às tarefas de um consultor.
A assessoria é um serviço que, auxilia de forma técnica uma empresa em suas atividades, esse auxílio parte desde o desdobramento do projeto até a efetivação do serviço. Ou seja, o profissional assessor identifica problemas da empresa, assim como um consultor, porém, participa da parte operacional do serviço, interferindo diretamente no processo.
Um assessor aplica as soluções que desenvolveu a partir do diagnóstico que foi feito da empresa, executando os processos operacionais.
Os dois serviços servem como auxílio nos processos de uma empresa, a grande diferença entre eles é na parte da execução do serviço oferecido.
Como dito anteriormente, a consultoria preza essencialmente em evidenciar os problemas e promover soluções. A partir disso, o contratante depende exclusivamente de seus funcionários para executarem as soluções que foram propostas pelo profissional.
Caso a empresa não apresente funcionários qualificados para implementar os processos estipulados, o consultor pode indicar o serviço de um assessor para executar a tarefa operacional ao contratante. Já na assessoria, todo o trabalho de diagnóstico e execução estão incorporados na contratação do profissional. Ou seja, o serviço a ser entregue, será completo sem que haja a necessidade de tomar outras ações para concluí-lo.
Dessa forma, uma consultoria, por se tratar apenas de propostas de soluções, trabalha com um prazo definido por fazer um serviço pontual, já que não envolve nenhuma aplicação operacional. Já na assessoria, o prazo é estipulado, porém, as realizações dos processos de solução são definidas a longo prazo levando um período maior para ser concluído.